Amigos virtuais: como encontrar? Existe riscos?

Amigos virtuais: como encontrar? Existe riscos?

Amigos virtuais são aqueles que você conquista no ambiente da internet. Embora a relação de que ninguém vive realmente sozinho exista há muito tempo, muitos têm dúvidas se as amizades digitais são realmente verdadeiras. 

Fato é que, atualmente, grande parte das pessoas estão constantemente conectadas. Mas muitos acreditam que os amigos virtuais só servem para acabar com a solidão momentânea. Porém, isso não é uma verdade!

amigos virtuais

Quer conhecer os melhores planos de celular para usar as redes sociais? Com certeza tem um plano que tem tudo a ver com você!

Descubra sobre os amigos virtuais

Primeiramente, a ideologia de que ninguém está sozinho existe há anos, mas muitos têm dúvidas se as amizades virtuais são realmente duradouras. Como passamos grande parte de nosso cotidiano conectados à internet, é possível que os amigos virtuais contribuam para nos sentirmos menos solitários? 

Segundo estudos realizados sobre o assunto, os amigos virtuais ajudam a se sentir menos solitários. Além disso, é comum que essas amizades saiam do âmbito virtual, garantindo boas amizades no mundo real. 

Então, o sentimento de amizade continua firme e forte, tanto dentro quanto fora da internet. Mas assim como qualquer coisa, é importante ter cautela ao construir novas amizades virtuais. 

Para que consiga entender da melhor maneira sobre amigos virtuais, é necessário compreender a relação que ela possui com a solidão. Depois disso, é preciso descobrir quais são os riscos, principalmente entre os usuários da terceira idade. 

Qual o significado do sentimento de solidão?

Segundo especialistas, a solidão está relacionada com o sentimento de não pertencimento ao mundo. Sendo assim, é quando as pessoas não conseguem criar nenhum tipo de vínculo com os outros. 

Entre as principais causas da solidão, podemos citar a dificuldade de se relacionar com as pessoas, seja pelo medo de ser julgado ou então sentir o vazio existencial. Em qualquer situação, é comum que os indivíduos se sintam solitários. 

Inclusive, existem vários momentos em que as pessoas se sentem desconectadas com o mundo, se sentindo solitário. Basicamente, esse sentimento acontece quando pensamos que ninguém nos compreende, ou então achamos impossível se conectar. 

Segundo estudos realizados, os indivíduos que mais sofrem com a solidão têm entre 18 a 22 anos de idade. De acordo com especialistas, ao aprofundar suas relações com as pessoas, é possível diminuir o quadro da depressão e se sentir menos sozinho. 

Qual a relação entre os amigos virtuais e a solidão?

A maioria das pessoas nunca parou para pensar sobre o que significa ser amigo de alguém. Basicamente, trata-se do sentimento que envolve atenção, cuidado, carinho e afeto com as pessoas. 

Segundo pesquisas, para que a relação com os amigos virtuais seja considerada verdadeira, algumas características devem ser consideradas: necessário ter respeito, confiar nas pessoas que estão ao seu redor, aceitar como eles são, entre outros. 

Por fim, todas as amizades devem ser construídas ao longo do tempo. Mas com o passar do tempo, assim como as amizades reais, os amigos virtuais podem passar por uma mudança na intensidade, principalmente por conta das características de cada um. 

Como escolher o seu amigo virtual?

Antes de mais nada, os usuários podem escolher os conteúdos que mais te agrada na internet, encontrando outras pessoas que têm o mesmo interesse. E, devido a essa interação, é possível criar relações com os demais. 

Vale ressaltar que as amizades tendem a acontecer devido a um interesse em comum. Então, caso queira fazer novas amizades no ambiente virtual, é preciso encontrar pessoas com os mesmos gostos e interesses. 

Portanto, é possível afirmar que as pessoas, na maioria das vezes, encontram amizades que se baseiam nos reflexos que possuem um com os outros. Até porque, é necessário ter um vínculo para que algo mais forte seja desenvolvido, como autoproteção. 

Quais são os principais benefícios das amizades virtuais?

Atualmente, é comum que as pessoas utilizem as redes sociais para se conectar e criar vínculos com outras. Até porque, a comunicação que acontece na internet é simples e rápida! Inclusive, não é preciso marcar um dia e hora para entrar em contato com as amizades virtuais.

Para entrar em contato com seus amigos, basta ter acesso a internet e um dispositivo que permita essa conexão. Além disso, não há motivos para se preocupar, pois sempre é possível excluir ou editar as suas publicações. 

Basicamente, as chances de criar uma amizade virtual são grandes, independentemente de seu carisma ou desinibição. Inclusive, é fácil vencer a timidez estando em frente a um dispositivo eletrônico. 

Porém, assim como acontece em amizades reais, é importante ter cuidados com suas amizades virtuais. Afinal, elas tendem a acompanhar alguns perigos. 

amigos virtuais

Quais são os riscos das amizades virtuais?

Primeiramente, na internet, é comum passar uma imagem do que você gostaria de ser. Nesse caso, é comum que pessoas com más intenções passem horas criando perfis para chamar atenção dos usuários. 

Além de ser perigoso, existem casos complexos que acontecem ao desenvolver relações com pessoas da internet. Isso sem contar que, quanto mais tempo você passa criando esses laços, mais troca a “quantidade” pela “qualidade”.